Sobre a Pesquisa

O memorial do projeto de pesquisa de pós-doutorado, financiado pelo CNPq (processo n° 150035/2020-9), investigou um ponto central de preocupação para a comunidade nacional e internacional à medida que a educação a distância no ensino superior tem se materializado: a acessibilidade em plataformas educacionais para abraçar a diversidade de sujeitos que podem ter acesso ao ensino superior.

No contexto do Design da Informação, do Design Universal, da Acessibilidade e Diversidade, dos Ambientes de Aprendizagem Digital, da legislação brasileira e das recomendações internacionais relacionadas ao tema, a pesquisa objetivou a recomendação conceitual e a construção do protótipo desta interface acessível para apoiar cursos à distância que contemplem a diversidade humana.

A pesquisa foi realizada em três etapas distintas: a primeira fase levantou o estado da arte da acessibilidade na Ciência da Informação e as preocupações dos pesquisadores da área sobre o tema acessibilidade; a segunda etapa contemplou recomendações conceituais da comunidade internacional, com uma perspectiva interdisciplinar que incluiu também as áreas da Educação e da Ciência da Computação para a criação da interface acessível, baseada especialmente nos Princípios do Design da Informação e do Design Universal.

A terceira e última fase envolveu a construção deste protótipo de interface ideal com base nas recomendações levantadas nas fases anteriores, e a disponibilização da documentação e dos recursos de acessibilidade adotados no sistema para a comunidade.

O objetivo da disponibilização da documentação e dos recursos de acessibilidade utilizados na construção do website gratuito e open-source é dar acesso a qualquer pessoa que queira construir um curso online acessível. Nós esperamos que esta pesquisa contribua tanto para a academia quanto para a sociedade brasileira, pois busca expandir o conhecimento para melhorar o acesso de todos ao ensino superior.

Também destacamos que acessibilidade, diversidade e inclusão e os princípios que os favorecem devem ser considerados no início do design de um projeto e, portanto, convencer as pessoas a adotá-los como uma mentalidade geral e não excepcional.

 

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