Colabore
O fio condutor desta pesquisa é o design de plataformas de ambiente digitais e aplicativos e os princípios de Design da Informação para melhorar a interação humano-informação e a eficiência na execução de tarefas nesses ambientes.
A melhora da interação humano-informação em ambientes digitais, para ser eficiente, deve abarcar a noção de acessibilidade, entendida neste projeto como a preocupação com a qualidade do acesso para qualquer pessoa (Brasil, 2014).
Como resultado de um bom design e uma boa curadoria digital desses ambientes, nós esperamos que o intelecto dos sujeitos que trabalham colaborativamente em instituições, sejam elas de informação, educacionais ou comerciais possa ser aumentado.
Por aumento de intelecto humano, nós consideramos o conceito de Douglas Engelbart (1962): aumentar a capacidade de uma pessoa para abordar uma situação complexa para atender às suas necessidades particulares e obter soluções para problemas.
É inegável que as tecnologias de informação e comunicação possibilitaram e potencializaram o aumento de intelecto humano, mas especialmente a possibilidade de interação e compartilhamento de informações entre as pessoas é que leva ao aumento de intelecto.
A colaboração e o compartilhamento de informações são conceitos fundamentais para possibilitar a melhora da condição dos seres humanos. Colabore com a nosso projeto! Qual a sua ideia para melhorar a nossa proposta de um ambiente educacional acessível?