A comunidade do WordPress e o projeto de código aberto WordPress são comprometidos em ser tão inclusivos e acessíveis quanto possível. Queremos que os usuários, independente de dispositivos ou habilidades, possam publicar conteúdo e manter sites ou aplicações construídos com WordPress.
O WordPress tem como objetivo manter a administração e os temas que acompanham o WordPress completamente compatíveis com o WCAG 2.0 AA onde for possível.
Todo o código novo ou atualizado do WordPress deve seguir estas diretrizes, conforme os padrões de acessibilidade no código do WordPress (em inglês). Alguns dos recursos atuais e funcionalidades ainda em desenvolvimento podem não estar ainda completamente compatíveis e a lista de problemas conhecidos está no foco “acessibilidade” do rastreador de problemas do WordPress (em inglês).
Como o WordPress não pode garantir que todos os temas sejam compatíveis, os temas marcados como acessíveis têm sido verificados pela Equipe de avaliação de temas para garantir que estes temas possuem os requisitos básicos de acessibilidade.
A Equipe de acessibilidade
A Equipe de acessibilidade do WordPress oferece sua perícia em acessibilidade para todo o projeto, melhorando a acessibilidade dos arquivos e recursos básicos do WordPress.
O Manual de acessibilidade (em inglês) divulga melhores práticas de acessibilidade na internet, uma lista de ferramentas para acessibilidade, os testes que realizamos para melhorar o WordPress, temas e plugins e ainda como participar da acessibilidade no WordPress.
Para reportar uma questão de acessibilidade que tenha encontrado no WordPress ou no WordPress.org, confira a página do manual de acessibilidade em reportando problemas de acessibilidade (em inglês).
Declaração ATAG
As Diretrizes para acessibilidade em ferramentas de autoria versão 2.0, conhecidas pela sigla em inglês ATAG, são um conjunto de diretrizes que governam como criar uma ferramenta para a criação de páginas de web que tanto sejam acessíveis quanto estimulem a criação de conteúdo acessível.
Os padrões de codificação do WordPress para acessibilidade (em inglês) exigem que todo código novo ou atualizado atenda aos padrões das Diretrizes de acessibilidade de conteúdo na web (WCAG, na sigla em inglês) versão 2.0 no nível AA. A observância das ATAG são um objetivo adicional, que vai além da observância das WCAG.
Um aplicativo em total conformidade com as ATAG 2.0 precisa não somente ser acessível a pessoas com necessidades especiais, mas precisa habilitar e estimular todos os usuários a criar conteúdo acessível e assisti-los no conserto de erros de acessibilidade, sem exigir ferramentas adicionais ou complementos.
O WordPress não está atualmente em conformidade com as diretrizes ATAG 2.0, mas se compromete a criar recursos que sejam acessíveis e que ajudem os usuários a criar conteúdos acessíveis, na busca do objetivo de longo prazo de seguir as ATAG.
WordPress é acessível “out of the box”?
WordPress nem sempre foi acessível: Há apenas alguns anos, os usuários que dependiam de tecnologias de assistência na web tinham problemas significativos para navegar no painel de administração.
Muita coisa mudou desde então. Em primeiro lugar, um pequeno grupo de voluntários – a chamada Equipe Acessível Make WordPress – melhorou significativamente a acessibilidade do WordPress .
Como resultado do seu trabalho, a área administrativa tornou-se muito mais acessível juntamente com a biblioteca de mídia e Theme Customizer. Além disso, inúmeros atalhos de teclado foram adicionados a WordPress Core para acelerar a edição e formatação de posts e páginas.
Os padrões de codificação para acessibilidade de WordPress foram adicionados ao manual principal do WordPress em março de 2016. Desde então, Themes e Plugins têm de passar por uma rigorosa verificação de acessibilidade para que possam ser classificados como acessíveis.
O que é o Manual do Contribuinte Principal?
O manual define os padrões de codificação que os desenvolvedores do WP devem cumprir ao adicionar suas contribuições ao núcleo WordPress e enviar Themes e Plugins para o repositório oficial.
Dicas para criar um site WP acessível
Quando você cria um site acessível, há certos princípios que estão estabelecidos nas Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web. Você definitivamente deve usá-los para garantir que todos possam usar o seu site.
Lista de verificação para a acessibilidade dos sites
- Perceptível: Todos os usuários devem ser capazes de perceber os componentes da informação e da interface do usuário.
- Utilizável: Independentemente do dispositivo que os utilizadores utilizam para aceder ao seu website, os componentes da interface do utilizador e a navegação devem ser utilizáveis.
- Compreensível: Todos os usuários devem ser capazes de compreender a informação, bem como a interface do usuário.
- Robusto: Tanto os utilizadores como os vários agentes de utilizadores (incluindo tecnologias de assistência) devem ser capazes de ler e compreender o conteúdo do site.
Com base nestes quatro princípios-chave, aqui estão algumas das diretrizes que você precisa seguir ao criar um site acessível com WordPress .
Directrizes para garantir que o seu website é perceptível
- Os links e botões não devem ser distinguidos do resto do seu conteúdo apenas pela cor.
- Fornecer suporte em Braille e fornecer alternativas de texto para conteúdos visuais e auditivos, como imagens e vídeos.
- Define a extensão do texto e da linha para tamanhos que maximizem a legibilidade.
- Certifique-se de que há contraste suficiente entre o seu texto e o fundo. Em outras palavras, não use texto vermelho vivo sobre fundo preto.
- O conteúdo de áudio e vídeo deve incluir transcrições, legendas ou linguagem gestual.
- GIFs animados, animações intermitentes e outros conteúdos que possam causar convulsões e reacções físicas devem ser evitados.
Directrizes para garantir que o seu website é utilizável
- Abstenha-se de usar CAPTCHA ou ofereça múltiplas formas de resolvê-los, pois podem causar problemas para muitas pessoas.
- Os links não devem abrir conteúdo em uma nova janela sem notificar seus usuários ou sem interação prévia de seus usuários.
- Certifique-se de que seus usuários podem acessar botões e itens de menu (bem como menus suspensos) via teclado e mouse.
- Elementos de mídia como vídeo, áudio, carrosséis ou controles deslizantes não devem ser ajustados para reprodução automática ou mudança sem a interação do usuário.
Orientações para garantir que o seu site seja compreensível
- Ao desenhar, pense em diferentes viewports e mude a posição e aparência dos elementos principais em conformidade.
- Use cabeçalhos para definir diferentes subseções de uma página.
- Evite usar jargões, termos difíceis e abreviaturas. Em vez disso, certifique-se de que o seu conteúdo está escrito de forma clara e concisa.
- As ligações têm de ser descritivas e fazer sentido sem contexto. Por exemplo, é melhor ter um botão ou link com o texto “Saiba mais sobre os nossos serviços” do que simplesmente “Saiba mais”.
Diretrizes para garantir que seu site seja robusto
- Adicione links para saltar no topo de cada página.
- Certifique-se de que os campos do seu formulário têm etiquetas apropriadas. Os seus formulários também devem incluir mensagens de aviso e confirmação que sejam fáceis de ver por pessoas daltônicas.
- Verwende tabindex, um ein Element, das normalerweise keinen Fokus erhält, wie zum Beispiel <div> oder <span>, in die Navigationsreihenfolge einzufügen, wenn es für die Interaktion verwendet wird.
- As mídias para download, como documentos PDF, conteúdo de áudio ou vídeo devem ter uma descrição indicando que o download está prestes a começar.
- Elementos interactivos não standard, tais como acordeões ou separadores, devem ter significado de acordo com os papéis WAI-ARIA.
O Melhor WordPress Acessibilidade Plugins e Ferramentas
Se você seguir as diretrizes acima, o seu site estará acessível. No entanto, nem sempre é tão fácil acompanhar todas estas regras e orientações.
Felizmente, há uma série de Plugins e ferramentas para mais WordPress , que podem ajudá-lo a criar sites acessíveis mais rapidamente – sem esquecer passos importantes.
Acessibilidade do WP
O WP Accessibility é um dos melhores WordPresss Accessibility Plugins do repositório oficial WordPress Plugin . Tem uma classificação de 5 estrelas e mais de 30.000 instalações activas. O Plugin aborda e corrige questões comuns relativas à acessibilidade no WP-Themes.
Principais características da Acessibilidade do WP:
- Adicionar links de saltar com destinos personalizados
- Adicionando um Esboço ao Estado de Foco do Teclado
- Remover o índice da guia dos elementos focáveis
- adicionar longas descrições às fotos
- Forçar Alt atributos para imagens no Editor Clássico
WP Accessibility também corrige problemas de acessibilidade em WordPress Core, como a remoção de atributos de título desnecessários das listas de páginas, listas de categorias e menus de arquivo.
Barra de ferramentas acessívelWP
A barra de ferramentas AccessibleWP, anteriormente conhecida como Poesia Acessível, tem uma classificação de 4,5 estrelas e mais de 4.000 instalações activas. O site WordPress Plugin facilita a activação de certas funcionalidades e torna o seu site mais acessível.
Principais características da barra de ferramentas AccessibleWP:
- Habilite a navegação pelo teclado para que os usuários possam navegar em seu site com seu teclado,
- Os utilizadores podem desactivar as animações do CSS3
- Os usuários podem mudar as cores do site para cores com melhor contraste
- Os usuários podem mudar as cores do site para cores em tons de cinza
- Os usuários podem aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do seu site
Acessibilidade com um clique
O popular WordPress -Plugin para acessibilidade, One Click Accessibility, foi originalmente desenvolvido para o Pojo Framework e é agora compatível com todos WordPress -Themes . O Plugin tem uma classificação de 4,5 estrelas e mais de 30.000 instalações activas.
Principais características do One Click Accessibility:
- Os usuários podem ativar ou controlar o tamanho da fonte, contraste, sublinhado de links, fontes legíveis com uma barra de ferramentas de acessibilidade
- Ativar links de pular
- Adicionar foco para elementos focáveis
- Remover atributos de destino dos links e adicionar papéis de referência
WordPress Ajudante de Acessibilidade
WordPress Accessibility Helper tem uma classificação de 5 estrelas e mais de 10.000 instalações activas. O Plugin oferece uma versão gratuita com um conjunto abrangente de funcionalidades. A versão premium oferece ainda mais funcionalidades, incluindo a capacidade de controlar janelas modais e popups, adicionar acordeões e personalizar logótipos.
Principais características do Ajudante de Acessibilidade WordPress :
- Adicionar Links de Saltar
- Defina o tamanho da fonte de acordo com os seus desejos
- Verificar páginas e mensagens para erros de acessibilidade
- Definir cores personalizadas para um contraste melhor/mais escuro
- Sublinhar ou destacar todos os links
WP ADA Verificação de Conformidade Básica
WP ADA Compliance Check Basic verifica o seu website quanto a questões de acessibilidade web e fornece-lhe um relatório detalhado sobre o mesmo. A avaliação é baseada nos Web Accessibility Standards Section 508 e WCAG 2.1 LEVEL A/AA.
Principais características do WP ADA Compliance Check Basic:
- Avalie o seu site para questões de acessibilidade web
- Executar Relatórios de Acessibilidade
- Obtenha instruções fáceis de seguir sobre como corrigir problemas de acessibilidade
- Correcção automática de problemas de acessibilidade (apenas na versão Premium)
- Problemas de identificação de ficheiros em Theme(apenas na versão Premium)
monitor de acesso
O Monitor de Acesso Plugin tem uma classificação de 5 estrelas e 400 instalações. O Plugin não adiciona nenhuma característica de acessibilidade ao seu site, mas permite que você verifique o quão acessível o seu site está atualmente. Também realiza uma verificação automática de acessibilidade do seu site, que é controlada pelo serviço de acessibilidade web Tenon.io.
Principais características do Access Monitor:
- Agendar relatórios de acessibilidade semanais ou mensais.
- Teste um conjunto específico de páginas
- Saiba mais sobre problemas de acessibilidade que podem ser determinados definitivamente pela máquina.
Uma nota sobre plugins WordPress e acessibilidade
É importante notar que assim como WordPress Themes , Plugins pode ser submetido por qualquer pessoa e passará por uma Verificação de Acessibilidade opcional durante o processo de revisão. Como resultado, muitos WordPress Plugins não cumprem as directrizes de acessibilidade digital – e usá-las pode tornar o seu site inacessível.
Exemplos comuns de tais Plugins são o slider ou carrossel-Plugins, que são configurados para autoplay ou pausa com a interação do teclado. Outro exemplo é um formulárioPlugin que não tem campos devidamente etiquetados. Com isto em mente, você deve re-testar seu site para acessibilidade toda vez que você instalar um novo Plugin .
WordPress Themes e acessibilidade
Infelizmente, se você for ao repositório oficial do WordPress e filtrar sua busca por Themes acessível, você verá que existem apenas 108 Themes, que estão marcados como acessíveis.
Como mencionado anteriormente, graças aos esforços da equipe Make WordPress Accessible Team, Theme fornecedores podem enviar seu Theme para uma revisão opcional de acessibilidade durante o processo de revisão.
Para receber a tag “Accessibility Ready”, um Theme deve atender a um conjunto de diretrizes de acessibilidade digital listadas no Manual de Revisão Theme e no CodexWordPress oficial.
Desenvolvimento de páginas acessíveis em WordPress
Sejamos realistas, a maioria dos utilizadores de WP optarão por um prémioTheme de mercados de terceiros ou um tema completamente personalizado.
Se você é um desenvolvedor encarregado de criar um site WordPress acessível, há alguns temas que você pode usar como ponto de partida.
GeneratePress
GeneratePress é outro popular Theme, que é acessível e pode ser usado como um ponto de partida para o seu design.
WCAG Theme
O WCAG Theme foi concebido especificamente com a acessibilidade em mente e cumpre a Secção 508 & WCAG 2.0 AA. Além disso, tem suporte total ao teclado.
Astra
O Astra é um popular Theme com versões gratuitas e premium que apresenta uma tag acessível, compatibilidade com construtores de página Pluginss populares e tempos de carregamento rápidos.
O Astra dá-lhe uma base acessível para o seu site WP e acelera o tempo e o processo de desenvolvimento.
Mais recursos sobre acessibilidade em WordPress
Quando se trata de WordPress e acessibilidade, há uma riqueza de informações na internet. Se você quer aprender mais sobre acessibilidade, aqui estão alguns bons lugares para começar sua pesquisa:
- Repositório de Acessibilidade para WordPress: https://br.wordpress.org/plugins/search/accessibility/
- Making Accessible WordPress Themes: Uma apresentação de Joseph Karr O’Connor do WordCamp 2013 em Montreal. A apresentação abrange a acessibilidade em geral e sua aplicação em WordPress , incluindo a criação de Plugins, Themes e widgets acessíveis, e tornando o seu conteúdo mais acessível.
- WordPress Ferramentas de Desenvolvimento e Acessibilidade Plugins: Uma lista de ferramentas e recursos fornecidos pela equipe Make WordPress Accessible para ajudá-lo a testar e melhorar os recursos de acessibilidade em seus sites.
- Acesse WordPress Página inicial acessível: O blog oficial da equipe Make WordPress Acessível, onde você pode ler as últimas notícias e ajudar a tornar WordPress mais acessível.
- WAVE Web Accessibility Evaluation Tool (Ferramenta de Avaliação de Acessibilidade da Web): Use esta ferramenta para testar a acessibilidade do seu site. Após uma varredura, a ferramenta lhe mostrará os problemas que você precisa corrigir para atender às Diretrizes de Acessibilidade.
- Forte: Quando você começar a construir seu site no Sketch ou Adobe XD, este Plugin irá ajudá-lo a garantir que os projetos do seu site sejam acessíveis desde o início.
- Roda de cores de acessibilidade: Use esta ferramenta para escolher cores que tenham contraste suficiente e satisfaçam as diretrizes de acessibilidade. Você também pode ver como as pessoas que sofrem de daltonismo vão ver as cores que você escolher.
- Extensão Axe Chrome: Se utiliza o Chrome, esta extensão permite-lhe verificar qualquer website para problemas de acessibilidade com um único clique.
- A Máquina A11y: Você pode baixar a Máquina A11y da GitHub. Esta ferramenta serve como uma ferramenta de teste automático de acessibilidade. Ou seja, você o usa para testar qualquer website para acessibilidade. A ferramenta cria então um relatório detalhado que você pode usar para melhorar a acessibilidade do seu website.