Navegação Via Teclado – Teclas de Atalho

Conceitos básico

Algumas pessoas, especialmente pessoas com deficiência visual e com deficiências motoras, que têm pouca ou nenhuma destreza manual ou coordenação motora para a utilização do mouse, podem usar o teclado para navegar pelas páginas web com seus browsers.

Para isso, são utilizadas teclas combinadas, que podem ser chamadas de teclas de atalho ou teclas de navegação, que nada mais são que uma tecla isolada ou um conjunto de teclas que substituem a manipulação do mouse para a execução de tarefas.

Teclas de Atalho dos Leitores de tela

Teclas de Atalho dos Navegadores

Atualmente, tanto o Firefox quanto o Chrome foram incluídos na adequação de acessibilidade dos fabricantes comerciais como a Freedom Scientific , criadora do Jaws for Windows.

O leitor de tela NVDA Site Externo., software livre e gratuito apoiado pela Mozilla Foundation Site Externo., funciona também com muita qualidade com o Firefox, embora ainda não no Chrome.

Estas são, em geral, as teclas de atalho que mais precisamos para testar e navegar pela web por via do teclado. Como podemos notar pelas teclas de atalho do Jaws, os leitores de tela, assim como outras tecnologias assistivas, baseiam-se em padrões para que possam funcionar, tornando possível e facilitando a navegação de pessoas que precisam dessas tecnologias para isso. Dessa forma, é sempre bom destacar a importância dos padrões web (web standards no desenvolvimento de conteúdos web. Isso significa apenas que sejam empregadas as marcações para o exato fim a que se destinam. Páginas criadas com tabelas para o posicionamento de elementos e diagramação simplesmente desorientam a navegação com leitores de tela. Quando é pressionada a letra T para chegarmos a uma tabela de dados, encontra-se outros elementos além da tabela e não exatamente as células de uma tabela acessível. Se o criador da página utiliza outros recursos sem que as tags de cabeçalho sejam aplicadas, nunca se chega aos mesmos e por aí em diante.